O GAP Extrema Grupo de Apoio Parlamentar de Extrema é um grupo formado por pessoas que acreditam que é possível através da união conquistar o espaço para exercer a sua cidadania.
Com menos de um mês de vida, este grupo suprapartidário já promoveu 5 encontros e participou de 4 reuniões na Câmara Municipal de Extrema, com a presença dos membros que apesar de terem diferentes formações e diferentes perfis estão alinhados com a missão e os objetivos do grupo.
O GAP Extrema nasceu da visão de que os membros do grupo têm da necessidade de um Plano Diretor que reflita o que a cidade demanda em termos de adaptação à Agenda 21, APA Fernão Dias, crescimento populacional, industrialização, zoneamento e principalmente da participação da sociedade civil na elaboração das políticas publicas municipais.
O Plano Diretor atual, lei 1574 foi aprovado em 2001 época em que a cidade não tinha ainda 20 mil habitantes, teve o processo de revisão iniciado em 2006 apesar de não terem decorridos os 10 anos que a lei exige. Um Núcleo Gestor formado por representantes do Poder Publico e Sociedade Civil iniciou os trabalhos da revisão que resultou em um documento que foi apresentado ao público em Audiência Pública de 18 de outubro de 2007. O documento foi então guardado pelo Poder Executivo sem explicações e emendas ao Plano Diretor atual estão sendo aprovadas sem que estudos do impacto dessas aprovações sejam apresentados ao cidadão extremense.
O assunto Plano Diretor foi abraçado pelo grupo que, para ter ações em outros assuntos, criou o GAP Extrema, que é novo, vigoroso, comprometido, tenaz e muitos outros adjetivos que terá com o seu crescimento, que antes de ser quantitativo, deve ser qualitativo.
Extrema 07/12/09
Cícero B Santos