sexta-feira, abril 16, 2010

O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE

O Movimento Voto Consciente é uma entidade cívica, apartidária e voluntária. Atua desde 1987 nas Câmaras Municipais em várias cidades do Brasil e na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Recentemente tivemos aqui em Extrema a presença de dois dirigentes desse Movimento, que trouxeram sua experiência para enriquecer nossos trabalhos.

A Sra Sonia Barboza fez um relato de sua atuação política, desde sua juventude até a criação da Ong Voto Consciente. Contou-nos que a primeira participação de cidadãos na Câmara Municipal de São Paulo ocorreu 23 anos atrás, logo após o processo de redemocratização do país. Na ocasião, gerou grande inquietação entre os vereadores, por não estarem acostumados com a presença de cidadãos comuns nas Casas Legislativas.

Com o tempo, a persistência e a postura ética de seus membros, o grupo passou a ser não só aceito como também acolhido e respeitado pelos parlamentares.

Para se ter uma idéia disso, hoje, as reuniões do Movimento são realizadas em sala especial, dentro da própria Câmara. O grupo também realiza seminários, palestras e divulga seus relatórios de avaliação através de blog, site, imprensa, radio e TV.

São dezessete pessoas que acompanham a atuação dos vereadores na Câmara Municipal de São Paulo, tanto nas sessões plenárias quanto nas Comissões, aonde, como se sabe, o conteúdo de cada projeto é detalhadamente analisado e discutido, gerando um parecer, favorável ou não, e encaminhado para as votações.

Os cinqüenta e um parlamentares são continuamente avaliados pelo Movimento, através dos seguintes critérios:

· Freqüência nas Comissões

· Presença nas Votações Nominais

· Impacto de seus Projetos na Vida da Cidade

· Resposta a Pedidos de Informação

· Coerência de seus Projetos em relação às promessas de campanha

· Qualidade do site de cada Vereador

Ao final de cada legislatura é feita também uma avaliação do mandato e publicada a lista dos parlamentares que se destacaram pela melhor atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário