sábado, outubro 09, 2010


                                QUINTA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR 
                                                       07 DE OUTUBRO DE 2010

Nessa audiência, realizada em 07 de outubro de 2010 pela Comissão de Participação Popular, estavam presentes o vereador João  Calixto, a vereadora Ditinha e ainda, como secretário ad-hoc, o vereador Marcelo Fuji. Inscreveram-se para falar, como cidadãos, o srs. Cícero Bernardino dos Santos e Eduardo Bastos.    

Cícero propôs alterar o artigo 47 do PLC87, retirando os lotes residenciais da zona urbana de uso misto e justificou a proposta explicando que aquele projeto superdimensiona o urbano e isola as áreas de adensamento deixando-as carentes de infraestrutura.

Afirmou ainda que o adensamento dificulta a preservação das áreas florestadas, dos animais silvestres, da qualidade das águas, e que, o turismo rural presente nesta faixa fica prejudicado com a multiplicação dos núcleos urbanos.

Eduardo destacou que Extrema ainda é hoje uma cidade com ótima qualidade de vida e que o projeto apresentado põe em risco essa situação, pois transforma em área urbana o potencial natural e turístico da região, criando problemas e desvirtuando esse potencial.  

Citou o exemplo do Juncal, onde reside e conhece bem, afirmando que não houve estudos para a proposta que adensa e degrada essa área rural. Disse ainda que ela não está de acordo com os projetos sustentáveis que se desenvolvem no município.

O vereador Marcelo participou de ambas as manisfestações, fazendo perguntas e sugerindo o granjeamento em chácaras de dois mil metros quadrados. Segundo ele, essa divisão das atuais propriedades maiores em áreas de granjeamento só ocorre por falecimento de seus proprietários e por força de herança. Os dois cidadãos inscritos não concordaram com essa sugestão e insistiram, ou na permanência das áreas como rurais, no caso do Juncal, ou com a proibição de lotes residenciais na zona urbana de uso misto, no caso dos Tenentes.

O vereador João Calixo anunciou que serão convocadas  pelo menos mais três Audiências Publicas, duas para manifestação do Núcleo Gestor e uma para os representantes das imobiliárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário