sexta-feira, outubro 22, 2010

SEXTA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR - 21/10/2010
.


Dora Ribeiro, como cidadã extremense e educadora ambiental, fez uso da palavra citando Paulo Freire: "A Educação não transforma o mundo, a Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo".

Contou sobre a formação de um Coletivo Educador, um espaço de potência de ação, onde instituições e pessoas aprendem participando, compartilhando observações, visões e interpretações da mesma forma que planejam, implementam e avaliam processos de Educação Ambiental e de educação para a sustentabilidade.

Fez uma síntese do processo que resultou na proposta de Plano Diretor pactuado com a sociedade, desde a elaboração da Agenda 21, em 2005, até a conclusão da proposta em 2007.

Lembrou que na atual série de Audiências Públicas ficou muito clara a necessidade de que a sociedade deva ser chamada para apreciar, rever, pactuar e então concluir o projeto que então será apresentado à aprovação da Câmara.

Mostrando, mais uma vez vez, que os procedimentos em curso não atendem ao exigido pela Resolução 25 do Conselho das Cidades, pediu esclarecimentos ao Presidente da Comissão de Participação Popular sobre quais seriam os próximos passos.

O vereador Marcelo Fuji, o único presente além do vereador João Calixto, apoiou as palavras de Dora Ribeiro. Por sua vez, como presidente da CPP, João Calixto disse que serão chamadas mais duas ou três audiências e já determinou a data de 11/11 para a participação das imobiliárias de Extrema e a de 18/11 para a exposição pelo Núcleo Gestor, através de seu cooredenador o engenheiro Otair Rosa.

O presidente João Calixo, lamentando novamente as ausências dos vereadores, disse que atual processo precisa de mais discussão e entende que sua votação só deverá acontecer em 2011. Também informou que, se necessário, a apresentação pelo Núcleo Gestor poderá acontecer em um outro local, com facilidades e equipamentos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário